sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mary Anderson: Inventora do Para-Brisa


Mary Anderson (1866 - 1953) foi uma empresária da construção civil, fazendeira, viticulturista e inventora do limpador de para-brisa.

O limpador de para-brisa já comemorou seu centenário. O equipamento foi criado em 1903 pela norte-americana. Entretanto, a inventora patenteou o produto apenas dois anos depois, em 1905. Na patente, Mary chamou sua invenção de "um dispositivo de limpeza de janelas" para os carros elétricos e outros veículos.

O projeto surgiu do estudo de Anderson sobre um recurso para melhorar a visibilidade durante um passeio de bonde pelas suas de Nova York, EUA. Mary observou que, no decorrer do passeio, o condutor interrompeu a viagem várias vezes para remover a neve que se acumulava no para-brisa.

Foi então que a norte-americana idealizou uma lâmina de borracha presa a um braço metálico, movimentado por uma haste.

O recurso foi adotado por Henry Ford, então proprietário da Ford, e passou a equipar o modelo T. Oito anos mais tarde, todos os veículos dos EUA já saíam de fábrica com o limpador de para-brisa.

Depois disso sua invenção foi modificada, permanecendo o que é hoje. Lembrando que foram poucos os detalhes que mudaram da versão de Mary para a atual.

Mary Anderson foi a primeira mulher a criar um dispositivo indispensável para o automóvel. Por isso, é considerada incentivadora para a participação feminina na indústria automobilística.

Nenhum comentário: