quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bette Nesmith Graham: Inventora do Corretivo Líquido


Bette Nesmith Graham (23 de março de 1924 - 12 de Maio de 1980) foi uma datilógrafa americana, artista comercial e inventora do corretivo líquido. Era a mãe do músico e produtor Michael Nesmith.

Na década de 50, Bette Nesmith Graham trabalhava no Texas Bank and Trust, Dallas, como secretária executiva, o mais alto posto para uma mulher na época.

 Nunca quis ser inventora, apenas solucionar os problemas que tinha por causa de sua pouca experiência em datilografia.

Acostumada a usar tintas e devido a sua formação de artista, tentou idealizar um produto para tapar os erros que cometia ao escrever à máquina. Como ela disse: “nunca um artista corrige uma pintura apagando, mas pintando sobre o erro. Então eu decidi fazer o que os artistas fazem. Coloquei uma tinta à base de água em uma garrafa e usei meu pincel de aquarela”. 

Graham usou secretamente sua invenção por cinco anos, fazendo algumas melhorias com a ajuda de seu filho que era um químico professor na Escola Secundária Thomas Jefferson, em Dallas. Seu chefe a proibia de usá-lo mas os colegas de trabalho frequentemente pediam um pouco do seu produto. Ela finalmente começou a comercializar seu produto com o nome de “Mistake Out” em 1956. O nome foi mais tarde mudado para Liquid Paper quando ela começou sua própria empresa.

Em 1962, Bette Nesmith casou com Robert Graham, que de juntou a ela na gestão da sua empresa. Eles se divorciaram em 1975.

Em 1979, ela vendeu a Liquid Paper para a Corporação Gillette por U$ 47,5 milões de dólares. Na época, sua empresa empregava 200 pessoas e fez 25 milhões de frascos de Liquid Paper por ano.

Bette Nesmith morreu em 12 de maio de 1980, com 56 anos, em Richardson, Texas.

Nenhum comentário: