quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Marion Donovan: Inventora da Fralda Descartável



Uma jovem mãe chamada Marion Donovan, incomodada com a trabalheira e sujeira das fraldas de tecido, inventou uma cobertura plástica para prevenir que os bebês se molhassem com tanta freqüência. Com o uso de uma máquina de costura e uma cortina de chuveiro, ela conseguiu desenvolver o que foi considerada a primeira fralda impermeável. Esta nova fralda não causava irritações ou assaduras nos bebês.

Donovan patenteou 4 modelos de fraldas incluindo o uso de plástico. Em 1949, ela tentou vender um modelo que ela chamava de “velejador” para vários fabricantes, porém não obteve sucesso. Mais tarde ela começou a vender a fralda impermeável a Saks Fifth Avenue. Dois anos depois suas empresas e patentes foram vendidas por U$ 1.000.000 para a Corporação Keko.

Donovan ainda patenteou outros 20 produtos, entre eles a caixa de lenços de papel, dispensador de toalha, braçadeiras de meias, produtos odontológicos como o fio dental etc.

É importante saber que Donovan recebeu um BA em Inglês na Rosemont College, na Pensilvânia, em 1939. Também recebeu um Mestrado em Arquitetura pela Universidade de Yale, em 1958, onde ela era uma das 3 mulheres de sua turma.

Ela trabalhou na Harper Bazaar e como editora de beleza da revista Vogue.

Donovan foi casada com James F. Donovan e depois com John F. Butler e teve dois filhos. Faleceu em 4 de novembro de 1998 com 81 anos, no hospital de Lenox Hill, Nova York.

Um comentário:

Micarla disse...

Nossa que legal!Não sabia,o que seria de nós se não fosse a Marion Donovan né?Rsrsss...Flôr vim te convidar para participar do sorteio lá no blog http://micarlaedavid.blogspot.com.br/2013/02/trazpracacom-nova-parceria-do-blog.html beijo.