quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Elinor Ostrom

Prêmio Nobel em Ciências Econômicas em 2009


Nascimento: 07 de agosto de 1933, Los Angeles, CA, EUA
Morte: 12 de junho de 2012, em Bloomington, IN, EUA
Afiliação na época do prêmio: Universidade de Indiana, Bloomington, EUA, Arizona State University, Tempe, AZ, EUA
Motivo da Premiação: "por sua análise da governança econômica, especialmente dos comuns"
Campo: administração econômica
Contribuição: desafiou a sabedoria convencional, demonstrando como a propriedade local pode ser manejada com sucesso pelas provisões locais, sem qualquer regulamentação por parte das autoridades centrais ou privatização.


Biografia


Elinor Ostrom nasceu em Los Angeles, em 1933, a tempo de crescer em meio à escassez de recursos resultante da Grande Depressão. Sua vida foi cercada de desafios, desde a gagueira, superada ao entrar para o grupo de oratória no ensino médio, até e, principalmente, seguir seus estudos de forma incomum às mulheres da época.

Por onde passou, Ostrom deixou um pouco de sua visão inovadora. Ao formar-se em Ciências Políticas – com honras – pela University of California, Los Angeles (UCLA) em 1954, foi trabalhar no departamento de RH de um escritório de advocacia em Boston. Quando iniciou, havia apenas brancos cristãos dentre os funcionários. Na sua saída, três anos depois, já era possível observar diversidade étnica e religiosa na equipe.

Elinor voltou para a UCLA para trabalhar também em seu departamento de RH e, uma vez na universidade, decidiu cursar uma matéria por semestre do mestrado em Administração Pública. Fascinada pela área, deixou o trabalho e retornou aos estudos da Ciência Política. Sua dissertação foi realizada na área de Gestão de Recursos Hídricos, problema latente na época, em Los Angeles. Concluiu o mestrado em 1962 e em 1965 recebia o título de PhD. No curso conheceu seu então futuro marido Vicent, que mais tarde foi alocado no departamento de Ciência Política da Universidade de Indiana.

Ao chegar na University of Indiana, Ostrom conseguiu a oportunidade de lecionar em uma disciplina introdutória (Introdução ao Governo Americano), três vezes por semana. Em um de seus primeiros projetos, no entanto, Elinor Ostrom analisou um recurso também comum, ainda que não ambiental: a polícia, apresentando resultados que serviram de base para a tomada de decisões sobre a centralização de departamentos.

Em 1969, o casal Ostrom iniciou um seminário semanal para a discussão de tópicos que passavam por diferentes áreas, como economia, política, sociologia. A partir dos seminários e da idéia que possuíam de “esculpir” o discente, como uma peça de artesanato, foi criado em 1973 o Workshop em Teoria e Análise Política, abordando o tema de maneira interdisciplinar. Em 1981, o Workshop aproximou-se do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Bielefeld, Alemanha, que ajudou Ostrom a ganhar notoriedade internacional.

Após participar de um estudo do National Research Council sobre recursos do tipo common-pools, Elinor Ostrom iniciou o estudo de exemplos de bens comuns por todo o mundo. Deparando-se com o resultado que não havia uma resposta simples, mas que todas as formas de gestão tinham seus erros e acertos aprofundou-se nas pesquisas, e, em 1990, lançou Governing the Commons: The Evolution of Institutions for Collective Action (Cambridge University Press, New York).

Em 1986, Ostrom recebeu o Donald Campbell Award. Desde então, foram inúmeros os prêmios recebidos, culminando, em outubro de 2009, com o Prêmio Nobel de Economia, partilhado com Oliver E.Williamson.

Atualmente, Elinor Ostrom ocupa as posições de Arthur F. Bentley Professor of Political Science, diretora de pesquisa sênior do Workshop in Political Theory and Policy Analysis e professora, em regime de dedicação parcial, da  School of Public and Environmental Affairs, todos na Indiana University, em Bloomington, EUA. Atua, ainda, como Founding Director, no Center for the Study of Institutional Diversity, da Arizona State University, em Tempe.

Fonte:
Zagorski, N. (1996) Proceedings of the National Academy of Sciences of United States of America. Vol. 103, n. 51. 19221-19223.


Em 2009, a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, escreveu um boletim especial sobre Elinor Ostrom. Para ler o boletim completo clique aqui.

Nenhum comentário: